SOLICITE SUA PROPOSTA

Gestão condominial em foco: diretoria no Forum Pulire America

Gestão condominial foi um dos temas discutidos no evento

O diretor do Grupo Viper, Flávio Patrício esteve em Curitiba (PR). Ele participou do Forum Pulire América, consagrado encontro de gestão condominial que aconteceu pela primeira no Brasil. As edições anteriores foram todas em Milão, na Itália. O empresário acompanhou as novidades em relação a equipamentos e técnicas do setor.

Com foco na área de gestão e prestação de serviços, o Fórum teve a participação de mais de 700 executivos brasileiros. Além disso, países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Nicarágua, México e Argentina tiveram representantes.

O evento foi trazido a Curitiba porque a América Latina se tornou o mercado que mais cresce no mundo no setor da indústria de serviços. Quem afirma é o promotor norte-americano do evento, John Barret, diretor executivo da ISSA, a maior instituição mundial na área de higiene e conservação. Ao lado da ISSA, o fórum é promovido pela italiana Afidamp (Associação dos Fabricantes Italianos de Equipamentos, Máquinas e Produtos para Limpeza Profissional) e pela Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop).

Na abertura do encontro, realizado na Universidade Positivo, o presidente da Facop, Adonai Arruda, lembrou que o setor é o segundo maior empregador brasileiro de mão de obra, responsável por mais de 2,3 milhões de empregos – um milhão  deles ocupados por mulheres.

O fórum discute inovação e tecnologia para a gestão de empresas, mas também promove o debate sobre a ética como um princípio permanente, como frisou o presidente do IRIP (Instituto de Relações Internacionais do Paraná), Eduardo Guimarães, mediador do painel sobre dignidade e transparência.

“Se você não consegue ver um novo futuro, ter esperanças, está condenado a repetir o pior do seu passado”, disse Barret, ao defender a limpeza como um valor absoluto, tanto concreta como filosoficamente, e a necessidade de as empresas transformarem suas práticas sem repetir modelos antigos.  A discussão sobre a ética, de acordo com o diretor executivo da Afidamp, Toni D’Andrea, deve ser uma “inspiração para o mundo”.

Sustentabilidade – Sustentabilidade significa haver o suficiente para todos para sempre. Com essa simples definição, o ex-presidente e atual conselheiro do Instituto Akatu de Consumo Consciente, Ricardo Vacaro, abriu o painel sobre o assunto, durante o Frum Pulire América. Chegar lá, no entanto, ainda é uma meta a ser perseguida. Com a experiência e quem milita no setor há muitos anos, Vacaro citou pesquisa que mostra que 61% da população brasileira sequer sabe dizer o que é um produto sustentável. E é só com o consumo consciente que podemos mudar a situação grave pela qual passa o planeta. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 25% dos consumidores lêem o rótulo dos produtos; o problema é que também 25% dos que lêem acreditam no que as empresas dizem sobre sua própria atuação.

Tecnologia – Como a tecnologia impacta o setor de higiene e conservação, tornando possível um milhão de  transações de manutenção por mês no mercado brasileiro foi o tema de abertura do painel sobre o assunto mediado pelo diretor geral da Kärcher do Brasil, Abílio Cepêra. Ele apresentou o primeiro robô totalmente autossuficiente tanto nas ações de limpeza como de sua sua própria manutenção, o Fleet, desenvolvido pela matriz alemã.

O  executivo do Blockchain Research Institute no Brasil e coordenador da Pós- Graduação em Blockchain da FGV, Carl Amorim, apresentou o que já se conhece como a segunda era da internet. O Blockchain vai descentralizar as transações pela internet, tornando obsoleta a mediação de um banco, por exemplo, para transações monetárias, ou de um cartório, para confirmar assinaturas e títulos ou transações imobiliárias.

Foto e fonte: Paraná imprensa

NOSSAS REDES

Icone Facebook
Icone Instagram